quinta-feira, 5 de maio de 2011

O que é se vestir bem? por Ronaldo Fraga

Ronaldo Fraga não é apenas autoridade para falar de moda, ele é autoridade para falar de identidade, do quanto é importante imprimir nossa marca pessoal em tudo que fazemos: na nossa roupa, moradia, comida, modos. Ele  falou justamente da importância da autenticidade e da herança afetiva em um tempo em que tudo ficou tão banalizado pelo excesso de consumo e de informação.
Ouvir Ronaldo Fraga falar de identidade naquela casa tão brasileira, tomando suco de coco azedo feito pela mulher dele, foi tipo um workshop de como ser simples e nacional sem forçar a barra, sem ser caricato.
Não tinha como sair de lá sem parar pra refletir no quanto a gente precisa ficar o tempo inteiro atento para não deixar que a vulgaridade – e ninguém aqui está falando em decote! – entre pela fresta da porta. Seja de casa, seja do armário.
Nós fizemos uma única pergunta para ele: o que ainda pode ser entendido como se vestir bem e ter estilo em uma época em que tudo é tão massificado, em que as tendências já chegam digeridas e pasteurizadas e todo mundo pode consumir tudo porque tudo é disponibilizado em várias faixas de preço?
A resposta é de anotar na porta do armário:
“Em tempos de tamanha liberdade – talvez a moda nunca tenha sido tão democrática, com tantas fontes de informação e consumo – a grande dificuldade é lidar com essa liberdade, porque lidar com liberdade não é fácil: demanda autoconhecimento e apropriação.
A grande dificuldade das pessoas é trazer pequenos vestígios de quem elas são nas suas escolhas: na escolha do que elas vão vestir, na escolha do que vão comer, na escolha da forma como vão morarFazer todos esses elementos dialogarem com a sua história, com a sua visão de mundo, não é fácil.
Para mim, hoje se veste bem quem consegue trazer toda essa escrita da sua história pessoal e coletiva decodificada num botão de roupa, numa escolha de roupa que traduz seu autoconhecimento e sua autoestima.
O grande ponto que a moda nunca vai perder é o da autoestima porque se você não respeita a pessoa que você é, então você não tem condições de escolher uma roupa para essa pessoa e tudo sempre fica melhor em quem tem autoestima."

Nenhum comentário:

Postar um comentário