sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Google entra no mundo da moda

Em algum momento entre o lançamento do Gmail e o do novo Google Images você vislumbrou um mundo em que o Google estaria em todas as esferas da vida. Esse dia parece mais próximo. Nesta quarta-feira (17), a empresa lançou um site de compras de roupas online, o Boutiques.com, que congrega lojas do mundo todo e apresenta opções de acordo com o seu estilo próprio.

Há basicamente duas formas de comprar: usando critérios pré-estabelecidos como, por exemplo, looks de celebridades, ou criando uma página personalizada que “entenda” o seu estilo e passe a sugerir peças focadas nele. O site usa a tecnologia de busca visual para encontrar imagens parecidas à que você escolheu. Se gostou de uma camisa branca, ele lhe dará uma infinidade de opções de peças similares, acompanhadas do preço e do site da marca. 
Para criar o sistema, a empresa chamou blogueiros e stylists que compilaram regras gerais de harmonização e ajudaram a definir padrões de estilo como clássico, boho, ousado, etc. Assim, a usuária pode mergulhar em um universo e encontrar ideias de looks inteiros - dos sapatos aos acessórios para a cabeça. Blogueiras famosas como Susie Bubble têm uma seção dedicadas a elas, onde é possível copiar o seu estilo. Também é possível refinar a busca por grife, por cor e até por tendência – clique em “clogs” e verá uma coleção deles.
A criação do Boutiques.com foi o segundo passo estratégico do gigante da internet no mundo da moda. Neste ano, o Google comprou a empresa Likes.com, pioneira na busca visual de compras online. Por enquanto, o site só pode ser usado nos Estados Unidos e tem opções de moda feminina, apenas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário