sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Semana de Moda em Nova Iorque

A Semana de Moda Primavera-Verão 2011 teve início nesta quinta-feira, em Nova Iorque, sob o signo de um renovado otimismo e em nova sede, pela primeira vez no famoso Lincoln Center, em um espaço inaugurado na quarta-feira pelo prefeito da cidade, Michael Bloomberg. Os desfiles da primeira das quatro principais semanas de moda mundiais – após a nova-iorquina acontecem as semanas de Londres, Milão e Paris –, acontecem desta quinta-feira até 16 de setembro no Damrosch Park, sudoeste de um amplo centro cultural que abriga, entre outros, a Metropolitan Opera, o Balé da Cidade de Nova Iorque, a Orquesta Filarmônica de Nova Iorque e várias salas de teatro e concerto.
O prefeito Bloomberg inaugurou o novo espaço, mais amplo que o Bryant Park, próximo da Times Square, onde acontecia a Semana de Moda de Nova Iorque desde 1994, exceto em setembro de 2001, quando foi cancelada devido ao atentado contra o World Trade Center. "O Lincoln Center é um lugar de sonho para este evento semestral", afirmou Bloomberg, destacando também a facilidade de transporte para o local.
O prefeito estava acompanhado da presidente da Associação de Estilistas Americanos (CFDA, sigla em inglês), a estilista Diane von Furstenberg, um dos ícones da moda em Nova Iorque graças a seu famoso "wrap dress", vestido que revolucionou os anos 1970, cuja coleção será apresentada no próximo domingo, e por Katherine Farley, presidente do Lincoln Center desde junho.
Apesar dos desfiles começarem nesta quinta-feira, a cidade já vivia esta Semana de Moda com renovado otimismo. As edições de setembro de revistas especializadas como Vogue, Elle, Harper's Bazaar, e W estampavam lembranças do último ano glorioso da semana de moda, antes da crise de 2008-2009, quando o número de páginas de publicidade compradas pelos anunciantes alcançou números recordes.
Sem conseguir esperar pelo espetáculo nas passarelas, os estilistas já mostram suas coleções, como na sede da CFDA, onde os jornalistas podiam visitar "a incubadora", uma dezena de estúdios alugados para jovens estilistas, onde o processo de criação podia ser acompanhado desde o início. "É interessante porque cada um de nossos jovens têm quatro mentores especializados na indústria da moda, para dar conselhos e evitar os clássicos erros de novas empresas", disse a jovem estilista francesa Alice Ritter.
A Semana de Moda de Nova Iorque atrai, duas vezes ao ano, cerca de 250 mil pessoas e gera mais de 770 milhões de dólares em atividade econômica e comercial para a cidade. O setor de moda emprega 175 mil pessoas na em Nova Iorque que, com certeza, esperam uma boa "safra" de negócios em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário