terça-feira, 14 de setembro de 2010

Moda x História x Tendências

Todo mundo sabe que a moda sempre foi influenciada por vários fatores, desde uma celebridade aparecendo na TV com uma bolsa legal, ou uma nova tendência regional de um país que pode do nada ganhar o mundo. Mas e quando surge algo tão grande, influente e capaz de mudar os rumos da história como a “mode” se comporta com relação a isso?

Obviamente que o mundo fashion (e o nome já explica tudo) é influenciado também por esse novo fator. Política, desastres ecológicos e mais do que tudo, as guerras, essas são capazes de mudar de uma hora pra outra todas as tendências, afinal de contas, ninguém vai querer vestir aquele vestidinho todo colorido e florido quando acontecer alguma coisa ruim (vide o 11 de setembro).
Mas a moda não precisa ser necessariamente influenciada pela guerra, um simples uniforme militar pode virar uma grande tendência, o fato é que durante períodos de guerra as roupas militares e mais sóbrias ganham maior destaque.
Na idade média, a moda era pouco influenciada pela guerra devido às contingências impostas pela igreja e os padrões por ela determinados, porem com o surgimento do movimento Renascentista, já começavam a surgir tendências na burguesia de querer imitar as roupas do exercito imperial, principalmente do exército romano.

Mas foi a partir da Segunda Guerra Mundial que as guerras realmente passaram a influenciar de maneira extrema o mundo da moda. Podemos constatar isso pelo grande contraste entre a moda dos anos 20, influenciada fortemente pelo estilo Chanel, com seus colares de pérolas, vestidos retos com os ombros e costas aparecendo e a moda mais sombria que começou a ser usada no início dos anos 30, logo após a queda da bolsa de valores em 1929.

Na segunda metade dos anos 30 com o início da Segunda Guerra, as mulheres da época adotam um estilo mais masculino, cores como sépia, preto e verde musgo (cores militares) eram supremos nas coleções dos grandes estilistas da época, tanto para homens como para mulheres. Os ombros dos ternos e jaquetas se agigantaram, o que era traduzido como “poder”, e os vestidos voltaram à altura dos calcanhares.
Outro fator determinante nesse período foi à falta de dinheiro, devido aos gastos com a guerra, e por esse motivo a moda se tornou básica, predominando o uso de apenas duas peças (para evitar gastos com tecido), o que causou certa monotonia que era resolvida usando ornamentos, bolsos coloridos e golas mais detalhadas.
Turbantes, chapéus, redes e lenços eram usados sobre a cabeça por motivos de segurança no trabalho e também a ausência de cabeleireiros e os cosméticos de baixa qualidade eram freqüentes. Bolsas tiracolo eram usadas, as meias finas de nylon desaparecem no período da guerra, pois a produção de nylon foi toda destinada para a fabricação de pára-quedas. Para solucionar este problema, as mulheres pintavam suas pernas com pastas cor da pele ou com extrato de nogueira e desenhavam com lápis um costura traseira nas meias. A calça-saia foi uma peça bastante usada na época pelas mulheres que andavam de bicicleta.
Com o fim da segunda Guerra Mundial na metade dos anos 40 a moda se tornou aquela coisa linda que nós já conhecemos os famosos anos dourados e mesmo com a Guerra do Vietnã a moda não se influenciou tanto já que o ápice dessa época eram as tendências de Hollywood.

No Brasil a ditadura militar (1964 – 1985) teve uma forte influencia, mas não da mesma forma como foi na segunda Guerra Mundial. A moda neste período foi mais influenciada pelo movimento chamado de contracultura e faziam parte desse novo comportamento cabelos longos, roupas coloridas, misticismo oriental, música e drogas.
Hoje em dia, mesmo em tempos de paz, a moda militar volta e meia está em voga e ela foi uma das grandes apostas desse inverno. Cores como verde musgo e sépia dominaram e ombros estruturados é regra. As referências passam por jaquetas de abotoamento duplo, jaquetas estilo aviador com gola felpuda, casacos pesados e funcionais, bolsos cargo e peças de alfaiataria que remetem aos uniformes do alto escalão militar.
Essa onda militar invade também os acessórios: brasões, adornos, bottons, abotoadura, cintos com fivela de metal, aplicações e outros elementos dos uniformes militares caracterizam esse estilo. Nos pés os calçados pesados imperam. Apostem nas botas com amarrações, botas acima dos joelhos e também nos tradicionais coturnos. Mas esqueça o camuflado, ele está super em baixa.

Essa onda militar invade também os acessórios: brasões, adornos, bottons, abotoadura, cintos com fivela de metal, aplicações e outros elementos dos uniformes militares caracterizam esse estilo. Nos pés os calçados pesados imperam. Apostem nas botas com amarrações, botas acima dos joelhos e também nos tradicionais coturnos. Mas esqueça o camuflado, ele está super em baixa.  Então, usem e abusem das roupas militares nesse finalzinho de inverno, as modelos estão desfilando com eles nas passarelas e você pode sim desfilar pelas ruas da city. Quer saber um pouco mais sobre como era a moda no período da Segunda Guerra Mundial? Então assista aos filmes: Casablanca, Gilda e Tomates Verdes Fritos.  Além de ver os lindos figurinos, vai servir de inspiração para criar um super look na tendência militar.


Fonte: http://acessototalrevista.org/?p=6424

Nenhum comentário:

Postar um comentário